Como engajar pessoas nas organizações com 38 ideias simples e incríveis!

Fonte: Blog do Software Avaliação
2 de abril de 2020
O trabalho de Engajamento dos Colaboradores para a construção de equipes fortes, competitivas e comprometidas com o trabalho é um desafio para qualquer líder.

Entendemos que é difícil para os gestores inovarem com ideias criativas, de baixo custo e que realmente envolvam sua equipe.

Pensando nisso, elaboramos esse texto com diversas dicas que irão ajudar no trabalho em equipe e engajamento dos colaboradores. E, o melhor, por serem dicas simples, você pode começar a aplicar em sua empresa imediatamente. Continue com a gente!

Como melhorar o Engajamento dos Colaboradores

As amizades dentro da empresa são uma parte importante do engajamento dos colaboradores. As pessoas precisam sentir que tem alguém no trabalho com que podem contar e construir laços.

Sentimentos de isolamento e solidão são motivos que levam os colaboradores a se desmotivarem com o trabalho.
Por isso, organizar atividades de interação entre as equipes é uma maneira simples de ajudar os funcionários a construir essas relações.

Algumas dessas atividades podem ter um pequeno custo, mas a maioria se baseia apenas em um momento para passar um tempo junto e conhecer uns aos outros.

Uma ótima ideia para ajudar a tornar as coisas mais fáceis, é permitir que os próprios funcionários organizem a atividade. Isso os envolve, lhes dá responsabilidade e um senso de propriedade.

Como líder, você pode levar uma ideia de atividade, mas ao expor para sua equipe, atribuir uma liderança entre os colaboradores para tocar o projeto adiante ou ainda deixar que os colaboradores façam uma votação para escolher o líder entre eles.

Acabe com a timidez de seus funcionários

Isso parece algo tão simples e quase desnecessário mencionar, mas você ficaria surpreso como é um fator importante. A maioria dos funcionários, especialmente os novos, são tímidos.
Quando se é novato, é difícil ser realmente você mesmo e expressar-se sem algum medo de retaliação ou julgamento, pois há dinheiro e o meio de vida envolvidos. Por isso, as pessoas agem com muito cuidado.
É importante criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para serem eles mesmos e expressarem o que pensam, pois a chave para uma cultura de empresa bem-sucedida é acabar com qualquer tipo de medo ou receio de seus colaboradores.
Quer saber como fazer isso? Confira 38 ações simples que você pode fazer para aumentar o engajamento dos colaboradores de sua equipe:

1.Ofereça treinamentos individuais ou em grupo
Como líder, você deve oferecer treinamento para sua equipe, seja individual ou em sessões de grupo.
É preciso entender que são seus colaboradores que irão fazer com que sua empresa tenha sucesso, não você.
Portanto, seu objetivo número um deve ser fazer com que sua equipe seja produtiva e eficiente. Para que isso ocorra, os colaboradores precisam estar satisfeitos com o trabalho.
Treine-os com grandeza e você verá uma equipe em sintonia na execução dos projetos e empenhada em atingir as metas e objetivos colocados.
2. Incentive a colaboração de grupo

É importante que sua equipe trabalhe bem em conjunto e que possa colaborar de forma harmoniosa em projetos, sem que surjam problemas.
Da mesma forma que mencionamos anteriormente, é imprescindível que os colaboradores estejam próximos uns dos outros e construam relações de amizade.
Assim, as atividades de integração são ótimas para construir conexões e favorecer um trabalho em equipe produtivo. Mas, para ser eficaz, dê a seus colaboradores a responsabilidade e a autonomia que eles precisam.

3. Elogie frequentemente

Reconhecer seus colaboradores é uma parte essencial do processo de envolver e motivá-los. Contudo, é preciso que isso ocorra frequentemente e não somente durante as Avaliações de Desempenho.
A maioria dos líderes elogia, mas não o suficiente. É preciso entender como a dopamina, que é o hormônio responsável pela sensação de satisfação e felicidade, age no cérebro humano.
A sensação de bem-estar e contentamento é passageira. Por isso, é preciso que o elogio seja constante para que os níveis de dopamina possam ser ativados e elevados.
Quando um colaborador faz algo que considera muito bom, ele está esperando um elogio ou reconhecimento. Se não o recebe, acaba chateado e frustrado, o que faz com que os níveis de dopamina fiquem lá em baixo.
Por isso, é preciso estar atento ao que eles estão fazendo e sempre reconhecer os esforços de sua equipe. Quando você faz isso, é muito provável que eles busquem sua aprovação outra vez. Eles não irão querer decepcionar. Por isso, vão fazer o melhor trabalho para serem elogiados com frequência.
Além do mais, o elogio e a constatação de que o trabalho está sendo bem feito faz bem para a auto estima.

4. Pregue seus valores fundamentais

O “ajuste de cultura” ocorre quando os valores pessoais de um colaborador se alinham bem com os valores da organização.
Se você deseja um nível profundo de compromisso por parte de sua equipe, é preciso que eles vivenciem e respirem os valores fundamentais de sua organização.
Como líder, você deve pregar os valores da cultura organizacional constantemente. Isso faz parte da boa comunicação.
Uma maneira eficaz é imprimir os valores centrais, ou seja, aqueles que são mais importantes, e colocá-los na parede.
Quando os colaboradores estão de acordo e vivem os valores de sua organização, facilita o engajamento dos colaboradores, já que entendem a finalidade de seu trabalho.

5. Veja os erros como parte do aprendizado

Este item reforça o que falamos anteriormente acerca de eliminar o medo dos colaboradores. Um dos grandes problemas das organizações é ter uma cultura onde o erro não é permitido.
Os colaboradores precisam saber que as falhas fazem parte do processo de aprendizado. Tudo deve ser visto como uma experiência engrandecedora.
Como um líder, você precisa fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis com seus erros e certificar-se que eles visualizam essa experiência como uma forma de aprendizado que em nada irá afetar suas médias na Avaliação de Desempenho.

6. Ofereça atividades para aprendizagem

Uma ótima maneira de manter o engajamento dos colaboradores com o trabalho é oferecer chances para eles aprenderem coisas novas.
Tente implantar um novo curso/ palestra/ seminário/ oficina por mês ou trimestre. Essa é uma forma dos colaboradores se distraírem e estimularem a criatividade.
Além do mais, essas atividades irão também favorecer a melhoria contínua dos colaboradores. Além de se constituir em uma ótima maneira de reunir a equipe.
Você também pode fazer um dia de atividades onde os próprios colaboradores serão professores e poderão repassar aos outros ensinamentos e experiências. Este tipo de evento mais informal é muito bom para favorecer a integração.

7. Incentive o desenvolvimento pessoal

Como um líder, obviamente, você vai querer que seus colaboradores estejam sempre melhorando e evoluindo em suas carreiras.
Sabendo que na guerra pelo talento, você precisa do melhor para vencer, uma maneira de trazer o seu talento para o próximo nível é incentivar o desenvolvimento pessoal.
Você pode até reservar um pequeno orçamento para ajudá-los a participar de conferências ou aulas online.
É um pouco de despesa, mas o Retorno Sobre Investimento (ROI) vai compensar e os gastos com essas atividades irão se “auto pagar” ao você construir uma equipe fortalecida, com colaboradores preparados e que realmente sabem o que estão fazendo.
Há ainda diversos materiais e cursos sem custos na internet. Vale a pena pesquisar e conversar com os colaboradores sobre a importância do desenvolvimento pessoal e da formação de uma equipe competitiva.

8. Crie um ambiente de trabalho agradável

Parte de ser produtivo no trabalho é estar em um local que lhe permite ter foco e ser criativo.
Para se concentrar, é necessário um ambiente de trabalho silencioso e sem muitas distrações. Uma decoração do escritório que faça o colaborador se sentir tranquilo e desperte a criatividade também é recomendada.
Objetos, cores, plantas e iluminação influenciam o modo de trabalho dos funcionários. Assim, como líder, é sua responsabilidade certificar-se de que os colaboradores estão confortáveis e se as instalações da empresa estão atendendo as necessidades deles.

9. Dê feedbacks frequentes

Uma ótima maneira de manter os colaboradores envolvidos e ajudá-los a crescer é através do feedback contínuo.
Os colaboradores passam muito tempo pensando como estão em suas carreiras e se estão tendo um desempenho satisfatório que agrada seus superiores. Este pensamento acaba se transformando em ansiedade e tensão.
Muitos gestores ainda usam o velho esquema de dar feedback apenas uma ou duas vezes por ano, principalmente porque eles tem medo ou se sentem desconfortáveis de ponderar pontos cruciais com o colaborador.
Isso é um grande erro, pois os colaboradores precisam de feedback em tempo real. Esta é uma prática que incide na mudança de comportamento e atitude do colaborador.
Por isso, quanto mais feedback você der a sua equipe, haverá uma chance maior de seus colaboradores passarem a agir de acordo com que a cultura organizacional da empresa precisa.
É imprescindível que seja em tempo real, pois se você der feedback sobre algo que aconteceu há muito tempo, não terá o mesmo efeito.

10. Envolva todos nas decisões

Esta é, certamente, uma ótima estratégia de engajamento dos colaboradores.
Se você deseja que sua equipe se conecte com a empresa e tenha o mesmo nível de paixão que você possui, ela precisa sentir que faz parte do negócio e que suas opiniões e decisões são levadas em consideração pelos gestores.
Confira alguns benefícios em envolver os colaboradores nas tomadas de decisões:
Facilita o processo de tomada de decisões;
Faz com que sintam que fazem parte da equipe executiva;
Torna tudo mais democrático.

11. Continue testando novas iniciativas

Todos na equipe devem ter uma mentalidade aberta para testes e novas experiências. Assim, os colaboradores devem estar sempre pensando em como executar um pequeno experimento ou teste antes de iniciar o processo completo.
Se você incentivar uma cultura de experimentação, rastreamento e métricas, você terá uma equipe muito mais inteligente e estratégica no que faz.
Todos na equipe devem ser capazes de compreender as metas estipuladas e medí-las adequadamente.
Mais do que qualquer coisa, o líder precisa ter uma mente aberta. Isto é, ao invés de dizer “não” às novas ideias, deve encontrar uma maneira viável de testá-las para assim comprovar se irão funcionar bem na organização.

12. Pratique a transparência

Lembre-se: Conhecimento é poder.
É de seu interesse que seus colaboradores tenham a maior quantidade de informações para trabalhar, não é mesmo?
Todos os membros de sua equipe devem estar em sintonia. Por isso, não há razão para você esconder informações de seus colaboradores.
Ainda que sejam más notícias, os colaboradores terão mais respeito se você for aberto e honesto com eles. Desse modo, não há necessidade de tentar poupá-los ou assumir que eles vão reagir negativamente a possíveis crises.
Acredite, eles podem lidar com isso e vão agradecer sua sinceridade.

13. Realize reuniões individuais

Reuniões individuais (um a um) são uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para se conectar com seus colaboradores.
Geralmente, as reuniões individuais duram cerca de uma hora e ocorrem uma vez por mês. Nestes encontros, se faz importante falar de possíveis dificuldades que os colaboradores estão tendo no trabalho e focar no Plano de Desenvolvimento Individual.
Esta reunião não deve ser apenas uma atualização de status, mas também um bate-papo informal para ver se há alguma preocupação ou sugestão por parte do colaborador, para você ter a melhor informação sobre o que eles gostam (ou não) e o que é possível fazer para ajudá-los a crescer e serem profissionais melhores.

14. Ofereça exercícios que estimulem a atenção

Práticas como Yoga e meditação são, sem dúvida, a melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde e felicidade de sua equipe em geral.
É comum o estresse no local de trabalho ser elevado e assim qualquer coisa que você puder fazer para diminuir a tensão e ansiedade de sua equipe, certamente, será muito apreciada e terá a aceitação de todos.
Exercícios que favorecem a atenção e relaxamento não exigem muito tempo e possuem efeitos excelentes.
Esta é uma maneira simples de aumentar o bem-estar e o engajamento dos colaboradores, enquanto mostra seus colaboradores que você se importa com eles.

15. Permita que seus colaboradores tenham autonomia

Como líder, você precisa confiar em seus colaboradores o suficiente para dar-lhes a autonomia que merecem.
Você pode até mesmo deixá-los escolher quais os projetos em que trabalham. Eles precisam ter esse senso de propriedade e responsabilidade para se envolverem verdadeiramente no trabalho e se sentirem empolgados todos os dias ao chegar na empresa.
Se seus trabalhadores estão cientes que não possuem autonomia nos projetos que participam, certamente, eles vão perder interesse facilmente no trabalho, fazendo suas tarefas de forma automática e desanimada.

16. Faça convênios com academias

Lembre-se: colaboradores saudáveis têm mais energia. Mais energia significa uma maior produtividade.
Assim, fazer convênio com uma academia ou centro de treinamento físico pode parecer uma despesa, mas o Retorno Sobre Investimento (ROI) dos colaboradores terá um impacto positivo em relação à produtividade, o que irá superar esses custos iniciais.
Apenas a ideia de que a empresa se preocupa com a saúde e bem-estar de seu pessoal já é o suficiente para aumentar o engajamento dos colaboradores.

17. Solicite feedback à sua equipe

Tão importante quanto dar feedback é ouvir o que seus colaboradores pensam e com frequência. Apenas o fato de que você está disposto a ouvi-los e coletar as ideias deles já demonstra um grande respeito pela sua equipe.
Este processo não precisa ser super formal, podendo ser feito por meio de um papo informal, reuniões individuais ou em equipes. É preciso encontrar a melhor forma para você e sua equipe.
A chave de tudo é realmente apenas mostrar aos colaboradores que você está pronto para ouvi-los e agir sobre o que eles lhe falarem.

18. Apoie instituições sociais

Outra grande ideia para o engajamento dos colaboradores são ações de responsabilidade social.
Provavelmente, há instituições de caridade que precisam de ajuda. Assim, promover ações internas para coleta de donativos, agasalhos, materiais e etc.
Este tipo de trabalho social, irá favorecer o envolvimento dos colaboradores.

19. Ofereça boas refeições à sua equipe
Oferecer facilidades para o colaborador realizar atividades físicas é bom, mas não terá muito efeito, em relação a bem-estar e energia, se não houver uma alimentação saudável.
Assim, uma ideia a se pensar é oferecer opções de comidas saudáveis para seus colaboradores, o que irá facilitar em muito a vida deles.
Sabemos que nem todas as empresas podem dispor de uma cozinha equipada e cozinheiros profissionais. Contudo, existem muitos serviços agora que entregam refeições equilibradas diretamente no escritório.
Dispor dessa facilidade, será uma vantagem que fará sua equipe muito feliz.

20. Organize um evento

Além de ser muito divertido, esta é uma ótima maneira integrar os colaboradores e envolve-los na construção de sua marca de empregador.
É também uma oportunidade conhecer outras empresas locais que possuem objetivos semelhantes aos seus e criar oportunidades para colaboração.
Qualquer tipo de projeto especial será bom para os funcionários, pois muda a rotina diária e favorece a empolgação e engajamento dos colaboradores.

21. Estabeleça metas claras

Uma das coisas mais irritantes para um colaborador é se sentir confuso acerca do que é esperado dele.
Qualquer mal entendido pode gerar grandes problemas. E isso ocorre por não haver uma comunicação adequada, onde colaboradores e gestores possuem ideias diferentes sobre um determinado trabalho e/ou responsabilidade.
Estabelecer metas claras evitará esse tipo de confusão. Além disso, irá ajudar você a se certificar de que todos estão trabalhando em sintonia e na mesma vibe.
Assim, Avaliações de Desempenho, entrevistas devolutivas (feedback) e reuniões individuais (um a um) são oportunidades para acabar com confusões e definir metas e objetivos de forma clara com os colaboradores.

22. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e familiar

O equilíbrio trabalho-vida é, certamente, a questão mais importante das relações de trabalho modernas.
Muito se fala sobre como a tecnologia está destruindo nosso equilíbrio entre trabalho e vida privada. Os smartphones ajudam nisso, pois fazem com que a pessoa fique conectada 24 horas por dia.
Pode ser difícil manter esse equilíbrio, mas você como um líder, não deve, a não ser de caso de muita urgência, ligar ou mandar e-mail em horário fora do expediente ou nos finais de semana. É preciso entender que todos precisam de descanso.
Assim, incentive sua equipe a passar um tempo com amigos e familiares e não defina expectativas irrealistas para que, nesse tempo longe do trabalho, os colaboradores não fiquem preocupados com o que tem que cumprir.
Implante em sua empresa uma cultura onde seus colaboradores tenham toda a liberdade de falar acerca das preocupações com o equilíbrio entre vida profissional e familiar.

23. A liderança precisa ser acessível

Como falamos acima, uma parte fundamental do engajamento dos colaboradores é fazer com que os colaboradores sintam que estão conectados às organizações.
Um dos componentes mais importes que compõem esse sentimento é certificar-se que os líderes do alto escalão são acessíveis e visíveis, ou seja, se eles se fazem presente entre os colaboradores.
Esses líderes precisam ser vistos como profissionais que estão sempre disponíveis, dispostos a responder perguntas e não esconder nada.
Uma ideia simples e muito eficaz é fazer um tipo de encontro mensal, onde os colaboradores podem enviar perguntas para que os gestores as respondam ao vivo.

24. Ajude os colaboradores a economizar para o futuro

A falta de dinheiro é, obviamente, um dos maiores motivos de estresse para os colaboradores. Pensar se vai ter uma boa condição financeira no futuro é realmente massacrante.
Contudo, muitos colaboradores nem sequer sabem por onde começar quando se trata de economizar. Assim, essa é uma grande oportunidade para você ajudá-los a entender e planejar.
Qualquer tipo de plano de previdência ou investimento que você possa oferecer aos seus colaboradores, juntamente com dicas úteis para economizar ou onde investir, irá ajudá-los a se livrar um pouco desse estresse.
Engajamento dos Colaboradores

25. Divirta-se!

Se divertir no trabalho é algo essencial. A vida é muito curta para não desfrutar, e você gasta tanto tempo com seus colegas de trabalho que é preciso um momento de descontração.
Divirta-se, brinque e certifique-se de que todos sabem que está tudo bem.
Um dos nossos valores fundamentais, originalmente escrito em francês, diz que: “sem diversão, é uma porcaria“.

26. Faça contratações visando a cultura organizacional

É muito importante fazer uma boa contratação. Além de recrutar profissionais talentosos, é preciso que eles se encaixem na cultura da empresa.
Tudo começa com quem você irá contratar.
É imprescindível contratar pessoas incríveis que se encaixam com os valores da sua empresa e que irão se ajustar bem com o resto da sua equipe.
Por isso, leve o seu tempo para realmente contratar a melhor pessoa e certifique-se de, antes de fechar com ela, fazer um teste prático na empresa.
A contratação deve ser vista como um investimento, já que inclui treinamento e adequação na equipe. Assim, é de suma importância que o colaborador fique por um tempo na empresa, o que evita gastos com indenizações, novo processo de recrutamento, abalo na moral da equipe e dentre outros fatores que impactam diretamente a produtividade da equipe.

27. Implante pesquisas frequentemente

Como líder, você deve sempre estar em busca de soluções que visem melhorar a empresa para seus atuais colaboradores e para torná-la atrativa para os melhores talentos do mercado.
Uma ótima maneira de conseguir isso é fazer, com frequência, pesquisas e análises que permitem saber o que eles estão pensando acerca do trabalho e se possuem alguma preocupação.
Claro que, a partir de pesquisas como a Avaliação de Desempenho, você precisa agir para mudar aquilo que tem sido motivo de insatisfação dos colaboradores.
As estatísticas em relação a isso são alarmantes: 27% dos gerentes nem sequer se preocuparam em ler os resultados da pesquisa que fizeram. 52% do gerentes leu os resultados, mas não fez nada com eles.

28. Não desperdice ideias de seus colaboradores
Os colaboradores estão dispostos a dar-lhe informações incrivelmente úteis e, por lidarem de forma direta com o trabalho e os clientes, eles têm uma noção mais clara do que é preciso implantar e do que a empresa necessita.
Por isso, escute sempre o que sua equipe tem a dizer.

29. Partilhe conteúdos com a sua equipe
Às vezes, como líder, você vai ler algo que pode não parecer ter valor, pois você já tem esse conhecimento. Mas, pensando em sua equipe: Será que essa informação não seria boa para eles?
Assim, compartilhe com sua equipe o máximo de informações e conhecimento que puder.
Se você ver uma notícia que acha que possa interessa-los na internet, e-book, apostila e entre outros materiais, que tal enviar a eles por e-mail ou até mesmo imprimir e distribuir pessoalmente durante as reuniões?
Quando se tem uma equipe que está constantemente ajudando uns aos outros a crescer e melhorar, vocês vão conseguir grandes resultados.

30. Aja em cima do feedback que você coletar

Não há nada mais frustrante do que solicitar um feedback, que faz o colaborador gastar tempo pensando em uma boa resposta e, no fim, ser totalmente ignorado.
Eles pensam: Qual foi o objetivo de terem me perguntando isso?
Se um colaborador lhe dá um feedback, você deve ser grato pelo tempo que ele dispensou a você.
Se você implementar uma sugestão dada por seus colaboradores, eles irão se sentir mais felizes e comprovar que opinião deles realmente vale. Eles vão se sentir respeitados, e por sua vez, se empenharão mais para fazer um bom trabalho.

31. Lembre aos colaboradores sobre os benefícios

É possível que sua empresa disponha de alguns benefícios aos colaboradores, mas eles não estão cientes ou não tiram pleno proveito deles.
Por isso, é importante que você sempre lembre aos colaboradores sobre as diferentes opções que eles têm e estão lá e se mostrar disponível caso eles tenham alguma dúvida.

Qualquer coisa que você possa fazer para facilitar e tornar a vida deles melhor irá impactar diretamente em um maior engajamento dos colaboradores.

32. Use ferramentas colaborativas
Uma grande parte do envolvimento dos funcionários está ligada à garantia de que os processos organizacionais sejam eficientes e ágeis. .
Os processos de interação e colaboração das equipes, por vezes, são um grande problema. Isso ocorre porque a comunicação ainda é feita de maneira muito antiga.
Para facilitar a comunicação e engajamento dos colaboradores, há ferramentas específicas para isso (e muitas delas estão disponíveis gratuitamente). Confira:

Trello
Calendly
Bumerangue
Google Hangouts

33.Incentive a criação de redes

É bom para os colaboradores conhecerem e interagir com profissionais do mesmo setor, pois assim é possível trocar ideias, experiências e fazer comparações.
Nesta perspectiva, há inúmeros eventos, palestras, cursos, seminários e etc. que você pode mandar seus colaboradores.
Dessa forma, eles aumentam seu networking, isto é, a rede de contatos e trazem para a empresa ideias criativas e novidades do setor.

34. Proporcione aos colaboradores a participação em conferências

Inscrever colaboradores para conferências é uma ótima maneira de fazer com que todos aprendam, vivenciem e cresçam.
Se você inscrever vários deles para uma conferência também irá favorecer o trabalho em equipe.
Há tanta coisa que eles podem aprender e tantas pessoas legais que eles podem encontrar. Por isso, todo ano separe um pequeno orçamento e incentive seus colaboradores a escolherem uma ou duas conferências que gostariam de participar.
Esta também é uma ótima maneira de mostrar-lhes que você apoia o seu desenvolvimento. Eles vão te amar por isso.

35. Seja flexível com horários

Em quase todas as pesquisas que buscam saber o que os colaboradores realmente desejam, o horário flexível é sempre algo que é citado muitas vezes.
Como mencionamos anteriormente, o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar está cada vez mais difícil de alcançar, de modo que permitir horários flexíveis ajuda os colaboradores a viver uma vida fora do trabalho.
A chave de tudo é sempre demonstrar aos colaboradores que eles são dignos de respeito e confiança.

36. Organize almoços ou jantares colaborativos

Uma ideia eficiente para construções de equipes é a realização de almoços e jantares, onde todos possam participar. Para ficar ainda mais interativo, que tal cada colaborador levar algo?
Certamente, levará pouco tempo para que todos estejam conversando e trocando receitas, em um nível mais pessoal. Além disso, você vai ver as habilidades culinárias de todos.
Quanto mais você puder construir esses vínculos no trabalho, melhor a equipe trabalhará junta.

37. Trabalhe duro no processo de onboarding

O processo de onboarding, isto é, a adaptação do novo colaborador rá definir toda a trajetória do profissional na empresa.
Muitas empresas de todo mundo ainda lidam com esse processo de forma errada, o que acaba impactando em fatores cruciais para o sucesso de uma empresa, como o desengajamento, queda da produtividade e elevação do índice turnover.
Com todos os recursos (dinheiro, tempo e energia) que são gastos no processo de contratação, é um desperdício muito grande que os profissionais recrutados não sejam levados a sério.
A maioria dos processos de onboarding dura cerca de quatro ou cinco dias, sendo que o mínimo aceitável é ter três meses de duração.
Lembre-se que leva tempo para um colaborador se instalar, se sentir confortável e realmente começar a agregar valor à organização.
Uma ideia que algumas empresas com visão de futuro estão começando a implementar é ter como modelo o novo colaborador como uma forma de melhorar o processo de integração para o próximo funcionário.
Isso permite que o processo seja otimizado constantemente, com base em feedbacks reais e atualizados.

38. A importância do treinamento e coaching

Crescimento pessoal e desenvolvimento (ou falta dele) são uma das grandes razões para os colaboradores se sentirem desmotivados com seus trabalhos, pois eles estão realmente ansiosos para aprender e evoluir. Essa vontade de crescer acaba sendo um motivador intrínseco para eles.
Realizar uma boa Gestão de Pessoas não é uma tarefa simples, por isso é tão importante buscar ferramentas qualificadas para a gestão de seus colaboradores, tendo um controle claro e preciso sobre sua equipe e facilitando na tomada de decisão. E se você leu até aqui, é porque está em busca dessa ferramenta.

Como Medir o Desempenho do Colaborador

Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.
Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtiva? É simples: Justiça!
Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:

“Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
“Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
“Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”

Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”

Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.

Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”

E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.

O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:

Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?
Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.

Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?

Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?

A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.

Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:
Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.

Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.

Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.

Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.

Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?

Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.

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Ao longo da minha experiência na área comercial, antes como gestor e agora como consultor de empresas, tenho percebido que os gestores comerciais e de vendas (são funções diferentes), tem perdido a noção correta do que a meta de vendas representa para a empresa e isso tem sido transmitido às equipes de vendas, causando não só um prejuízo, mas principalmente uma perda de receita. O QUE É META? Como aprendi ainda em meu tempo de faculdade de engenharia, meta é o objetivo fracionado. Ou seja, é o objetivo dividido em etapas. Na maioria das empresas, as metas de vendas são estabelecidas mensalmente. OBJETIVO DAS VENDAS NA VISÃO DE NEGÓCIO O fundador de uma grande construtora brasileira cunhou uma frase que considero representar bem este objetivo: “Sobreviver, Crescer e Perpetuar”. Desta forma, podemos também considerar que a meta nada mais é que o resultado máximo que se busca mensalmente e que permite que a empresa prospere. Então as empresas estabelecem metas mensais, em última análise, para atingir este objetivo. META MÍNIMA As empresas tem suas necessidades mensais: custos, despesas, investimentos, lucro. Enfim, uma somatória de valores que a empresa precisa para operar satisfatoriamente. O problema é que muitas empresas calculam a meta mensal simplesmente levando-se em conta essa necessidade mínima, com base na margem de contribuição dos seus produto ou serviços. E neste caso, a meta de vendas se torna o mínimo necessário para que cumpra seu papel. Esta forma de calcular a meta, além de não deixar margem para erros ou imprevistos, não tira o máximo da força de vendas e do mercado. DISTORÇÃO GRAVE E aí surge o problema ainda mais grave: o vendedor considera esta meta como o máximo. Então o que se vê são vendedores fazendo conta de chegada, numa eterna luta mensal pelo que ele considera um alvo quase inatingível. Correndo um sério risco de não bater a meta e complicar a vida dele e da empresa. E muitas vezes nem sabe como se chegou naquele número. PREMIANDO A OBRIGAÇÃO O pior é que em muitas empresas, o time de vendas recebe um bônus por atingir esta meta. Ou seja, são premiados por fazerem o mínimo. Em situações como esta, se o vendedor bate sua meta, ele simplesmente está contribuindo para que a empresa alcance seus objetivos mínimos. Não deve ser premiado por isso. Até porque, devo salientar, bater a meta é obrigação. Não uma virtude. O vendedor pode (e deve) ser bonificado somente quando ultrapassa a meta máxima e apenas sobre o valor extra meta. QUAL O MÁXIMO? Se a meta de vendas com base nas necessidades é o mínimo, então como calcular o valor da meta máxima? Há aquela célebre frase que afirma que em vendas “o céu é o limite”. Mas há uma fórmula que estabelece os parâmetros para se tirar o máximo de uma equipe de vendas: Meta = Quantidade de Prospecção/Atendimento x Taxa de Conversão x Ticket Médio Ou seja, se o gestor definir previamente a quantidade de prospects que o time deve contatar ou atendimentos que deve fazer, a taxa de conversão esperada no funil de vendas e o valor médio das vendas, certamente atingirá resultados muito mais altos de vendas. Estes parâmetros podem ser encontrados dentro da própria empresa, analisando o histórico em busca de um período onde já se fez mais. Pode também tomar como base os indicadores do vendedor que sempre vende muita além da meta. Também pode-se buscar estes parâmetros no mercado. Ou ainda fazer uma estimativa, avaliando sua assertividade periodicamente. SUPERAR A META MÁXIMA É POSSÍVEL E MUITO MELHOR! Bater a meta mínima já é muito bom. Mas buscar e superar uma meta máxima é possível e ainda melhor. Todos saem ganhando. Então, se sua empresa ainda considera a meta de vendas com base somente em suas necessidades mínimas, converse com a equipe e os desafie além e superar seus limites. Você já tem a fórmula.
Por E+B Educação | Adriele Oliveira 20 de fevereiro de 2021
As soft skills são habilidades subjetivas, essencialmente humanas, de difícil identificação e relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Geralmente, essas capacidades são adquiridas através de experiências vivenciadas ao longo da vida, e não em livros e cursos, e são interessantes para qualquer profissão. Diferente das hard skills, que são habilidades aprendidas em faculdades, cursos, escolas e outros empregos, específicas de cada área de atuação. Ainda que as soft skills sejam esperadas para qualquer tipo de cargo, algumas são específicas para algumas profissões do que para outras. Com as constantes transformações do mercado de trabalho atualmente, torna mais difícil identificar quais são as soft skills mais procuradas nos profissionais. No entanto, é possível destacar algumas habilidades que são cada vez mais exigidas e que são relacionadas com as exigências do cenário moderno atual. Pensando nisso, listamos 5 habilidades interpessoais mais requisitadas pelas empresas. Confira: 1- Ética Profissionais éticos, provavelmente, não aprenderam essa habilidade em livros, faculdade, cursos ou treinamentos. Essa soft skill é desenvolvida ao longo da vida, por mais subjetiva que isso pareça. A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da ética, com as influencias dentro de casa. Além dos relacionamentos e convivências na escola, faculdade e outros. Esse aprendizado da vida engloba a postura em relação à pontualidade e responsabilidade com o trabalho de forma geral. Com essa característica, o profissional torna-se um diferencial entre os colaboradores da empresa. 2- Comunicação Se comunicar de forma eficaz vai muito além de falar a mesma língua, é preciso transmitir para outra pessoa exatamente o que se está querendo dizer, sem dar margens à interpretações equivocadas. Com isso, a pessoa torna-se capaz de se comunicar com diversos públicos e alcançar os objetivos que buscava com a comunicação. Essa habilidade envolve: escrever bem, ouvir atentamente, saber se portar em diversas situações e ter a capacidade e facilidade de trabalhar em equipe. 3- Criatividade É natural que algumas pessoas sejam mais criativas do que outras, porém, a criatividade requisitada na maioria das profissões é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada com a prática, ainda que seja um desafio para muitos. Um profissional com um pensamento criativo é capaz de trazer alternativas únicas para uma crise. É possível desenvolver essa habilidade através de experiências profissionais e conhecimentos sobre determinados assuntos. 4- Resiliência Essa habilidade é muito importante em momentos de crise vivenciados pelas empresas. Em síntese, a resiliência é a capacidade de recuperar-se depois de enfrentar alguma adversidade, é algo que exige maturidade e força. Um profissional com essa habilidade consegue lidar com problemas, se adaptar a mudanças e resistir a pressões no ambiente de trabalho. Geralmente, quem possui essa habilidade já enfrentou muitas situações tensas e complicadas no trabalho. 5- Empatia Essa habilidade é fundamental em qualquer ambiente, principalmente no círculo profissional. É a capacidade de se colocar no lugar do outro de forma que seja possível compreender o próximo, o que ele sente. Na relação entre líderes e funcionários de uma empresa, essa habilidade torna a gestão mais aberta e humana. Já na relação entre a companhia e os clientes, a empatia vai ajudar a entender qual a necessidade do consumidor, tornando o discurso mais direcionado e impulsionar a empresa no mercado em que atua.
Por WAGNER MORAES 28 de novembro de 2020
Quem gosta e acompanha o futebol sabe o que é a “Tríplice Coroa”. E o que significa para os grandes times de futebol a sua tão cobiçada conquista. Para quem não sabe: a “Tríplice Coroa” é composta pelos títulos dos campeonatos nacional, continental e mundial. E conquistar a “Tríplice Coroa” significa ganhar todos estes campeonatos em um mesmo ano. Para um time brasileiro, significa conquistar o Campeonato Brasileiro da Série A, a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial Interclubes. Em minha palestra, que leva o mesmo título deste artigo, trago esta mesma referência para o ambiente empresarial, mostrando que uma empresa também tem uma “Tríplice Coroa” à conquistar em sua relação com o consumidor e ensinando como conquista-la. Neste artigo vou abordar este tema resumidamente, esperando que seja útil para despertar em você a importância deste conceito para o sucesso do seu negócio. PRIMEIRA COROA: o cliente decide comprar de sua empresa Seja por que nunca adquiriu aquele produto ou serviço (por falta de necessidade, oportunidade ou recursos), seja por querer trocar de fornecedor ou ainda por ser recém-chegado àquela localidade, muitas vezes o consumidor se encontra na “estaca zero” da relação de consumo. Podemos dizer que é um barco à procura de um porto seguro. Neste momento de busca, o que levaria o cliente a escolher uma empresa e não outra? Um produto ou serviços e não outro? O que levaria o cliente a optar por sua empresa, seus produtos e serviços? São vários os fatores que influenciam nesta escolha. Os principais estão relacionados aos fundamentos do marketing. Mas também há uma forte influência da qualidade do primeiro atendimento, da capacidade da força de vendas, entre outros fatores. Assim, muitas vezes uma empresa não sobrevive porque simplesmente tem dificuldade em conquistar a primeira coroa. Não há uma estratégia de marketing (desde a concepção da empresa, produto ou serviço); o primeiro contato com o cliente é ruim; os vendedores não fazem uma proposta de valor; etc. E esta dificuldade é uma das principais causas da mortandade precoce de empresas no Brasil. E, assim como no futebol, se a empresa não conquista a primeira coroa, fica fora da busca pela segunda e terceira. SEGUNDA COROA: o cliente decide continuar comprando de sua empresa Considerando que sua empresa conquistou a primeira coroa, esta etapa para a conquista da “Tríplice Coroa” foi vencida. Mas ainda há muito chão pela frente. O cliente está cada vez mais exigente. Por melhor que tenha sido seu trabalho para conquista-lo, lembre-se que foi ele quem escolheu. O poder está com ele. Ele pode mudar de idéia e optar por outra empresa a qualquer momento. Na segunda vez que ele comprar de sua empresa, vai buscar inconscientemente perceber se o que o levou a decidir é sustentável, se foi por acaso ou se caiu em uma armadilha. O cliente não quer mais simplesmente pagar por um produto ou serviço. Ele está em busca de uma experiência de consumo. Sua empresa precisa encanta-lo em toda sua jornada de compra. A palavra-chave para a conquista desta coroa é relacionamento. Sua empresa só vai conquistar esta coroa e crescer, se investir fortemente no relacionamento com o cliente. Conhecer sobre “Jornada do Cliente” e “Experiência do Cliente” é necessidade obrigatória para você e sua equipe. O resultado é a fidelização do cliente. Pesquisas indicam que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente. Vale a pena investir nisso. TERCEIRA COROA: o cliente decide vender para sua empresa Diferente do futebol, onde a conquista da terceira e última coroa, exige que um time enfrente os melhores times do mundo, principalmente o campeão da Europa, o que atualmente não é tarefa fácil, no caso de uma empresa, esta conquista é quase que uma consequência da conquista da segunda coroa. Um cliente bem atendido e encantado em toda sua jornada de compra e que mantém um forte relacionamento com sua empresa, não tem dificuldade em se tornar um promotor de seus produtos e serviços. De maneira espontânea, que é a mais eficaz e poderosa, comentando sobre a experiência em sua rede de relacionamento familiar, social ou profissional. Ou de maneira incentivada, através de ações implementadas por sua empresa, por meio de contatos direcionados à este objetivo pela força de vendas e telemarketing; por programas tipo “indique-e-ganhe”; etc. A divulgação boca-a-boca e a indicação geram “leads” mais qualificados, muito mais propensos à compra, uma vez que são baseados na pré-venda de um “vendedor” isento e confiável. CONQUISTAR, CONSOLIDAR E AVANÇAR Por fim, assim como faz um time de futebol, uma empresa que conquista a “Tríplice Coroa” pode e deve festejar e contabilizar seus resultados. Mas não podemos esquecer que a cada dia e a cada cliente a mesma busca recomeça. Muitos clubes desmontam seu elenco, estrutura e reduzem investimentos após esta conquista e não conseguem repetir o feito no ano seguinte. É uma lição para sua empresa. É necessário manter e consolidar o que foi conquistado, investindo continuamente no processo. Como diz a máxima do futebol: “time que está ganhando não se mexe”. A menos que seja para melhorar. E assim permaneça conquistando a “Tríplice Coroa” continuamente. Espero que sua empresa já tenha conquistado a “Tríplice Coroa. Se ainda não, saiba que o campeonato ainda está aberto.
Por WAGNER MORAES 24 de outubro de 2020
Recentemente em uma reunião de vendas, o diretor da empresa, ao tomar conhecimento de nosso slogan (“Paixão Por Performance”), me perguntou: “Para você, o que é performance?”. Achei uma ótima pergunta, pois me deu a oportunidade de tratar de um conceito que tenho insistido em minhas consultorias e palestras. É muito comum (e até normal) que executivos confundam performance com resultado. Mas essa confusão acaba comprometendo todo a estratégia da empresa, na medida em que tira o foco naquilo que leva ao resultado, levando à empresa à concentrar-se muito mais na busca do resultado em si. RESULTADO É CONSEQUÊNCIA DA PERFORMANCE Para que uma escuderia de corrida de F1 alcance a vitória ao final das corridas e do campeonato, é necessário que o carro, o piloto e a equipe performem bem durante toda a corrida. Isto sem falar no desempenho prévio dos projetistas e operários na fábrica. Da mesma forma, em uma empresa, os resultados dependerão do desempenho satisfatório de todos os setores, ao longo de todo os seus processos. Desde o processo de aquisição dos insumos até a percepção da qualidade do produto entregue ou do serviço executado, envolvendo a manutenção do relacionamento com o cliente, tudo contribui para o resultado. Seja atual ou futuro. EQUILIBRANDO PRATOS Eu costumo dizer para os gerentes comerciais que atingir a meta no final do mês é consequência de uma série de operações satisfatórias de sua área (atendimento, marketing, vendas, pós-vendas). Os gerentes são como “equilibristas de pratos”. Precisam manter todos os pratos girando, para atingir o resultado desejado. E não só o prato de vendas. Muitos estão focados em elaborar propostas e fechar vendas. Mas isso, além de desgastante, não é sustentável. E isto vale para todos os setores da empresa. Para que se atinja o resultado projetado, é preciso manter os pratos girando. Nem sempre é possível mantê-los todos girando na velocidade máxima ou na mesma velocidade. O importante é não deixá-los cair. EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL É comum que o resultado ruim seja creditado à equipe de atendimento e vendas. E às vezes é mesmo. Entretanto, é necessário haver condições sistêmicas satisfatórios para que os profissionais da linha de frente cumpram bem seu papel, de forma consistente e sustentável. Sem um trabalho criterioso, metódico e constante ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, que conduza toda a organização à eficiência em seus processos, os resultados dependeram muito do esforço de alguns setores ou pessoas, das circunstâncias e de outros fatores fortuitos. É isto não garante resultado. INDICADORES DE PERFORMANCE EFICAZES Um outro problema muito comum é medir a performance da empresa pelo resultado. É verdade que sem resultado a empresa não sobrevive ou prospera. Mas como já disse, o resultado é consequência e não causa. A própria palavra “resultado” indica isso. Assim, é preciso implantar procedimentos e indicadores eficazes em todos os processos ao longo da cadeia, de maneira a identificar e tratar os desvios, que podem estar impactando o resultado final. Só assim é possível garantir resultados satisfatórios ao longo do tempo. TRABALHO IMPORTANTE E NECESSÁRIO Cuidar da performance de uma empresa não é trabalho fácil. Dependendo da situação atual da empresa, pode demandar bastante esforço de seus gestores. Mas é algo muito importante e necessário. E ao longo do tempo este esforço é recompensado por resultados mais satisfatórios e tende a diminuir, em função da eficiência dos processos. E, além dos resultados operacionais e financeiros, uma eficiente performance geral provoca uma efeito muito benéfico: a melhoria no clima organizacional, uma vez que reduz conflitos e desgastes provocados pela desorganização e resultados ruins. Assim, vale muito à pena investir na eficiência organizacional de sua empresa. Os resultados virão mais facilmente.
Por WAGNER MORAES 21 de setembro de 2020
Nesta altura do campeonato, alguns podem estar pensando: "pouco do que prevíamos se confirmou em 2020". Ou: "nosso planejamento 2020 virou uma peça de ficção". Ou ainda: "nunca poderíamos prever o que está acontecendo em 2020". É verdade que grande parte do que foi planejado para este ano não pôde ser realizado. Então não vale mais a pena gastar tempo com planejamento estratégico? Bem, podemos afirmar que o planejamento de longo prazo está mesmo comprometido. Neste mundo onde mudanças importantes ocorrem em intervalos de poucos meses, pode não fazer muito sentido pensar a longo prazo (isto não se aplica ao pensar no futuro em busca de melhoria e inovação). Entretanto, o planejamento de curto prazo continua sendo muito importante. Como mencionei em meu artigo “15 (ou mais) lições tiradas de 2020”, o pensador Sêneca disse: “para o marinheiro que não saber para onde vai, qualquer vento é o vento certo”. Quem não tinha feito qualquer planejamento para 2020, certamente ficou ainda mais perdido. Não soube imediatamente como, onde e o que adequar e ajustar para tentar minimizar as perdas decorrentes da pandemia. E assim a reação foi muito lenta ou mesmo tardia. Isto posto, voltemos a pergunta inicial: continua valendo a pena gastar tempo com planejamento estratégico? A resposta é: sim, ainda vale muito a pena! Sendo assim, vamos continuar nossa conversa sobre planejamento. O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? De uma maneira bem suscinta, podemos dizer que planejamento estratégico é um processo que define previamente os caminhos a serem seguidos pela organização para atingimento de seus objetivos estratégicos, de modo mais efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos, com base em análises das condições internas e externas, dentro de um período específico. DO QUE É COMPOSTO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Muitas empresas consideram que o planejamento estratégico se trata apenas da elaboração do orçamento geral para o período seguinte. Mas o orçamento é apenas um dos componentes do planejamento. Um planejamento estratégico completo é composto por pelos menos 03 grandes fases principais: 1. Estratégia de Negócio – nesta fase é definida ou revisada a identidade organizacional, analisados os ambientes interno e externo, feita a análise SWOT, definidos os objetivos e metas globais e elaborado o mapa estratégico (BSC). 2. Estratégia Tático-Operacional – nesta fase são estabelecidas as metas e indicadores tático-operacionais e ainda feito o desdobramento da estratégia de negócio em inciativas, projetos e ações. 3. Estratégia Orçamentária – nesta fase são reunidas e consolidadas as informações financeiras, com base nos investimentos, custos, despesas e receitas previstas para o período considerado, levando em conta a estratégia tático-operacional definida na fase anterior. O PÓS PLANEJAMENTO Elaborado e aprovado o planejamento estratégico, as áreas responsáveis têm assim o devido direcionamento e alocados os recursos para o desenvolvimento de suas atividades, de maneira que possam contribuir para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos naquele período. Entretanto, tão importante quanto planejar e colocar em prática o que se planejou, é controlar e medir o que está sendo realizado, comparando com o que foi planejado, corrigindo os rumos, quando for o caso. Trata-se do famoso Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir). Não só por causa de desvios de rumo de origem interna. As demandas por correção frequentemente vêm de fora, como estamos vivenciando em 2020. Assim, esta prática é cada vez mais mandatória, exigindo medição e correção em intervalos cada vez mais curtos. Nunca foi tão verdadeira a afirmação "Quem não mede, não gerencia". PLANEJAR É PRECISO Apesar do que possa parecer, o planejamento estratégico não é um “bicho-de-sete-cabeças”. Sua complexidade depende, entre outros fatores, do porte, da estrutura organizacional e da diversidade de negócios da empresa. Micro e pequenas empresas também podem (e devem) fazer seu planejamento estratégico. “Com planejamento e muito trabalho, o sucesso não é certo. Mas sem eles, o fracasso é garantido”. (Atila Real - adaptado) Então, convoque sua equipe e começa já a pensar em 2021. Porque planejar é preciso!
Por WAGNER MORAES 19 de setembro de 2020
Muito estão dizendo que 2020 é um ano perdido. É bem verdade que muitos perderam neste ano. Perderam suas empresas, seus empregos, suas economias, sua tranquilidade. Até suas vidas, infelizmente. Mas será que não podemos tirar lições úteis deste ano? Há um ditado que diz: “Uma coisa boa que podemos tirar quando algo não dá certo é a experiência”. Sejam experiências no âmbito pessoal, familiar, profissional ou empresarial. Pensando nisso, fiz um brainstorming solitário para levantar as possíveis lições que tiramos até aqui deste ano muito estranho. Relaciono abaixo as 15 mais importantes. A relação não é conclusiva. Você poderá acrescentar as suas próprias e outras que conhecer. 1. Não podemos ficar esperando o futuro chegar para agir. Devemos buscar prevê-lo. Se possível, antecipa-lo. Peter Drucker disse: "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo". 2. Mudanças são inevitáveis. Temos que ser os agentes da mudança e não apenas reagentes. O “novo normal” só é totalmente “novo” para quem estava alheio às mudanças que já estavam em curso no mundo. 3. O mundo digital é uma realidade. Ou nos integramos a ele ou morremos. 4. A solidariedade, cooperação e networking são vitais para a sobrevivência. 5. O governo continua sendo importante. Quando atua (adequadamente) em questões que só ele pode. 6. Cuidar do caixa e, se possível ter reservas, é fundamental para sobreviver às crises. 7. Ter uma equipe engajada e motivada também é básico quando a situação aperta. 8. Neste mundo globalizado e conectado não há fronteiras. Nem para o bem nem para o mal. Devemos ficar atentos aos sinais. 9. É preciso cultivar o relacionamento familiar. Muitos descobriram que o relacionamento não era bom quando tiveram que conviver 24 horas por dia, 7 dias por semana. 10. O planejamento de longo prazo parece que não faz mais muito sentido. Mas o planejamento de curto prazo continua sendo importante. Como disse o pensador Sêneca: “Para o marinheiro que não sabe para onde vai, qualquer vento é o vento certo”. 11. “Pensar fora da caixa” deixou de ser uma frase desgastada, utilizada em palestras. A criatividade e a inovação deixaram de ser opcionais. 12. A relacionamento e comunicação com o cliente deve permear toda a organização e em todas as fases de sua jornada. 13. Não descuidar da saúde física. Prevenir é melhor que remediar. E quando não há remédio, só nos resta a boa condição física para nos ajudar a resistir. 14. O ano só termina em 31 de dezembro. Se o ano tem sido ruim, então cada dia tem que ser muito bem aproveitado. Pense já em 2021, mas não despreze os dias que restam em 2020. 15. Lições percebidas por você. APRENDENDO COM A LIÇÕES Mais importante do que apenas conhecer as lições provocadas por uma crise, é aprender com elas. Cada lição elencada acima e outras que você próprio pode relacionar, exige ações corretivas e preventivas, que podem ser definidas e tomadas pessoal ou coletivamente. Segundo os especialistas, teremos crises como essa a cada quatro ou cinco anos. Já temos notícias não confirmadas de outras doenças com potencial pandêmico na própria China e em outros países. Não podemos esperar a água bater novamente no traseiro para nos mexermos. Como descobrimos à duras penas, a água rapidamente sobe acima do nariz. Então, se você ainda não se mexeu, não perca mais tempo!
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