QUAL O MAIOR PROBLEMA DA PEQUENA EMPRESA?
As primeiras respostas que nos vieram a mente foram relacionadas à marketing e venda e, consequentemente, à geração de receita.
Recentemente, em uma troca de mensagens informal por Whatsapp com um colega consultor, conversamos sobre a pergunta que dá título à este artigo.
As primeiras respostas que nos vieram a mente foram relacionadas à marketing e venda e, consequentemente, à geração de receita.
Mas ao final da conversa, chegamos à conclusão que estes problemas não são os maiores enfrentados pela pequena empresa.
Na realidade, os problemas relacionados à falta de receita, em grande parte, são consequência de outro problema muito maior. Mesmo levando em conta crises econômicas, sanitárias e outros empecilhos.
A “causa-raiz” destes problemas reside na falta de conhecimento e capacitação dos dirigentes das pequenas empresas. E na falta de priorização e até mesmo da disposição e interesse em adquiri-los.
Muitos estão vivendo em um círculo vicioso, apagando incêndio em suas empresas. E, enquanto apagam os incêndios, não tem tempo para investir em conhecimento e capacitação. Então os incêndios aumentam e este ambiente negativo só piora a cada ciclo.
Outros não acham necessário o aprendizado contínuo. Consideram que dominam tecnicamente a produção e operação, conhecem o suficiente do negócio, tem um “feeling” apurado e assim não “perdem tempo” em capacitação.
Então, quando a coisa aperta, como não tem conhecimento além do que considera suficiente, não utilizam recursos e ferramentas, sejam de gestão e de processos quanto de marketing e vendas, que o ajudarão na melhoria da geração de receita e consequentemente de seu fluxo de caixa.
Isto sem falar na desorganização e conflitos internos. Quando conseguem gerar receita, perdem boa parte dela na bagunça da empresa.
Quando o mercado está comprador, é só tirar pedido. Mas quando a água sobe além do nariz, é preciso conhecer e fazer muito além do básico para permanecer respirando.
Estamos vivendo na Era do Conhecimento. Conhecimento é poder. E o conhecimento está disponível a quem quiser adquiri-lo. E, em muitos casos, gratuitamente, online, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, o pequeno empresário não tem justificativa para não se capacitar.
Esta é uma verdade que os pequenos empresários deveriam considerar. Mas infelizmente muitos não querem. Preferem continuar como estão e correr o risco de fazerem parte das estatísticas de mortandade das pequenas empresas no Brasil.
Felizmente muitos estão acordando para esta realidade. Estes empresários estão buscando capacitação, conhecimento e adotando as melhores práticas. Incluindo a gestão estratégica em todas as áreas. E a consequência é o aumento da receita, melhoria da saúde financeira e do clima organizacional da empresa.
E você? Considera importante investir em sua capacitação e em adquirir conhecimento? Está fazendo isso?
Blog da Global







